Fonte: Link with Love

Não quero parecer chata falando de assuntos que fogem do propósito do Botõezinhos, mas este tópico é importante e acho que vale a pena discuti-lo rapidamente.

A artista plástica canadense Kal Barteski acabou de lançar um site chamado Link with Love onde, com o apoio de inúmeros artistas internacionais, vem tentando conscientizar a blogosfera sobre a importãcia de se dar o devido crédito a quem merece.

Kal teve vários designs roubados e a gota d’água foi descobrir que algumas das suas imagens tinham sido não só surrupiadas, mas como também vendidas indevidamente em NY.

Pode, gente?

Que a internet é terra de ninguém nós já sabemos, mas é importante nos colocarmos no lugar de quem teve suas imagens roubadas e usadas indevidamente. Eu tenho o maior cuidado de dar crédito a toda e qualquer imagem que uso no blog ou link que venho a comentar. Nada entra no Botõezinhos sem o nome do autor ou ao menos o site de onde a imagem foi tirada. E se eu não acho o autor de uma foto, muitas vezes fotos que encontro no Google, por exemplo,  eu digo “fonte desconhecida”, destacando que procurei mas não achei o autor de verdade daquela foto.

Na era do Facebook, Pinterest e Tumbrl, onde imagens são usadas milhares de vezes, o crédito se perde rapidamente, muitas vezes por causa de um blogueiro preguiçoso que achou que não havia mal em usar tal imagem sem o crédito. E assim é feito o estrago.

Eu já estive na pele de Kal,  tive uma de minhas festas usadas em inúmeros sites internacionais e brasileiros sem o menor crédito dado ao meu trabalho. Okay, pontinha de culpa minha que não usei marca d’água nas fotos daquela festa, mas se o blogueiro fosse responsável, poderia ter dado crédito mesmo assim. Ao mesmo tempo em  que fico feliz com a receptividade das minhas festas, me sinto invadida ao ver o meu trabalho sendo exposto em sites e blogs, muitas vezes dando a impressão de que quem o publicou é o autor daquele material.

Eu tenho uma lista extensa de sites e blogs que acompanho semanalmente, a maioria de pessoas sérias (e famosas no meio bloguístico) que sei que não tem a maldade de roubar imagens, porém, mesmo sendo pessoas legais, usam imagens sem o crédito. Que feio!

Falta de informação?
Preguiça?
Certamente pesquisar imagens e salvar fonte atrás de fonte leva tempo, mas é tempo gasto em consideração a quem merece.

Já aderi a campanha de Kal e no lado direito do Botõezinhos, voce verá o “botão” da campanha. Kal é tão legal que criou o botão em mil e uma cores para combinar com todos os estilos de blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *