Hoje é um dia muito especial, o dia nacional da adoção!

Eu e Bryan temos muita vontade de adotar um irmãozinho(a) para a Bella. Inclusive tínhamos nos inscrito em uma palestra sobre adoção, e já tinha até comprado e lido um livro sobre adoção internacional. Há dois dias da palestra descobri que estava grávida e cancelamos a palestra.

O nosso plano sempre foi adotar uma vez e engravidar uma vez, se possível. Vamos ver se no futuro este sonho se tornará realidade.

A realidade, porém, é um pouco mais complicada do que apenas um sonho. A adoção, infelizmente, é um processo bastante caro, seja um processo de adoção “nacional”, dentro do Canadá, quanto um processo de adoção internacional, que era a nossa idéia (se fossemos adotar no Brasil ou em algum outro país do mundo). E quando falo em caro, falo em muito caro e não apenas caro.

É uma pena, pois este seria o único empecilho para não realizarmos este sonho.

Sinto dentro de mim que existe uma pessoinha lá fora destinada a fazer parte da nossa família, por isso este sonho não será largado de lado. Se não pudermos adotar em poucos anos, quem sabe mais adiante, quando a Bella for maiorzinha? Ou quem sabe engravidamos mais uma vez e num futuro mais distante adotamos?

Não conheço a fundo o sistema de adoção do Brasil, e conheço muito por alto o sistema canadense e americano, mas sei que aqui na América do Norte a adoção é aberta, ou seja, a mãe biológica tem 1 ano para mudar de idéia, e esta é a razão pela qual muitos casais adotam internacionalmente, para que isso não ocorra.

Pelo que tenho observado por aqui, os norte americanos são muito mais receptivos à adoção, diferente do que vejo em geral no Brasil. Vemos casais de todas as classes sociais adotando bebês de todas as nacionalidades e ninguém, e nem suas escolhas, são colocados à prova ou tratados com preconceito. É um prazer andar no shopping e ver pais apaixonados pelos seus filhotes, e notar pelas suas nacionalidades que as crianças são adotadas.

Acredito que algumas coisas colaborem para isso:

  • Muitas vezes criticamos e achamos que celebridades adotam para aparecer, quando na verdade o que elas estão fazendo é nada mais do que abrir o seu coração e o seu lar para uma criança que não teria a chance de ter uma família. O que há para criticar? Deixem a Angelina Jolie adotar mais 10 crianças se ela quiser gente, ela pode!

  •  Existia por aqui um programa de televisão chamado Adoption Story, tão lindo, com histórias de famílias que passaram por adoções internacionais. Eu amava ligar a tv para chorar com estas famílias que fizeram o possível e o impossível para encontrar e trazer seus filhos para casa. Certas iniciativas merecem mais espaço na tv, então que tal tirarmos 5 reality shows do ar e colocarmos 5 programas que contribuam para a sociedade?
  • Existem inúmeros blogs de pessoas que não podem ter filhos e desejam adotar. Muitas famílias não tem condições financeiras de arcar com o custo altíssimo de uma adoção, então eles colocam um botão de doação no blog, para que leitores, familiares e amigos possam colaborar, se quiserem e puderem, com o seu fundo para adoção. Não acham que isso seja humilhante. Têm um sonho e vão atrás dele, mesmo que para isso precisem de ajuda financeira.

 Aqui vão algumas fotos de celebridades que adotaram:

1. Lionel Ritchie
2. Elton John
3. Isabella Rosselini
4. Katherine Heigl

5. Sheryl Crow
6. Michelle Pfeiffer

7. Umas das celebridades mais corujas do show business é Hugh Jackman

8. Jamie Lee Curtis
9. Nicole Kidman e Tom Cruise
10. Madonna

11. Mônica Torres
12. Elba Ramalho

13. O gatíssimo e minha maior crush, Ewan McGregor

14. Glória Maria
15. Drica Moraes

16. Astrid Fontanelle
17. Fernanda Young

Que lindo seria se mais famílias pensassem em adotar um filho.

Um filho, seja biológico ou adotado, tem exatamente o mesmo valor no coração de seus pais. Algumas mulheres têm o sonho de engravidar e sentir o bebê dentro de si, mas acredito que cruzar as portas de um orfanato, sabendo que uma criança está ali dentro, sozinha e desprotegida, tem exatamente a mesma emoção do que dar à luz a um filho biológico.

Que este dia sirva de inspiração para muitos casais que desejam construir suas famílias.

Segundo estimativas da UNICEF, existem em torno de 132 milhões de órfãos no mundo.

O trecho “eles vão dormir todas as noites sozinhos, esperançosos de que alguém os ajudará e os levará para suas casas” acaba comigo, e é uma das razões pelas quais o meu coração não pensa em desistir deste sonho.

3 Comments on Dia nacional da adoção

  1. Renata C., UMA EXPATRIADA (esposa, mae, mulher...)
    05/11/2011 at 12:39 pm (5 years ago)

    Rita, gostei muito daqui. Vou ler cuidadosamente, prometo! Quis dar uma olhadinha neste tema ADOCAO porque sou 100% favoravel a ela, embora nao a tenha feito, mas dela participo em familia, de modo indireto.

    Parabens pela sua historia e caminho.
    Bjka!

    Ah! Na mesma epoca que vc escreveu aqui eu tb escrevi no meu blog… vou la' olhar o link pra te contar… espera ai:

    http://umamaeexpatriada.blogspot.com/2011/05/adocao-rc.html

    http://umaesposaexpatriada.blogspot.com/2011/05/adocao-ato-de-amor-ou-egoismo-rc.html

    Mil bjs e muito prazer!
    😉

    Reply
  2. Patríciatrr
    29/03/2012 at 6:26 pm (5 years ago)

    Rita amei seu post, estou aqui emocionadissima, eu sou adotada e sou muito grata por isso, sei que estou nesta familia porque meus pais quiseram realmente e não porque "aconteceu", tenho outro irmão mais novo que também é adotado e lidamos muito bem com isso, sou louca pelos meus pais, amo-os demais e sou grata a Deus por te-los me dado de presente, isso mesmo, porque eu fui quem mais ganhou nesta história, pois hoje se sou a pessoa que sou, devo a eles que me ensinaram o que é o amor, o respeito pelo próximo, me ensinaram tudo e me deram a base para ser uma pessoa de bem. Eu também tenho em meus planos assim que possível, adotar uma criança.
    Bjs

    http://patriciatrr.blogspot.com.br/

    Patty

    Reply
  3. Anonymous
    16/06/2012 at 6:26 am (5 years ago)

    O meu maior sonho é adotar uma criança, i adotarei… É uma pena ver tantas crianças sozinhas desprotegidas, porém tanta burocracia, para poder adotar uma, espero que qnto mais o tempo passe, mais as coisas vão melhorando.. meu sonho era adotar uma meniana chinesa, porém sei que isso é impossivel =/ a não ser que eu fosse rica, coisa que não sou..

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *