Descobrimos a fritada de forno há alguns anos com o Jamie Oliver, que tem uma ótima receita em um dos seus livros. Quando comprei o livro Cooking for Baby da Williams Sonoma e vi que eles tinham uma receita de fritada para bebês eu amei!

A fritada é prima-irmã do omelete e da quiche, com a diferença que leva mais ingredientes no seu preparo, sendo assim um prato completo.

Eu geralmente preparo a fritada de forno com frango, mas desta vez a fiz vegetariana, e ficou igualmente ótima. A Bella ama e come muito, dá até gosto de ver.

Ingredientes:

  •  6 ovos
  • Legumes que você tenha em casa, eu usei:

* 1 cenoura cortada em cubinhos
* 1 cebola pequena cortada pequenininha
*  meio pimentão amarelo
*  meia xícara de cogumelos
*  meio tomate cortado em cubinhos
*  umas 4 ou 5 “florzinhas” de couve flor
*  umas 4 ou 5 “florzinhas” de brócolis

  • Tempero da sua preferência, eu usei cheiro verde
  • 1 colher e meia de sopa de azeite de oliva
  • Queijo ralado

 Modo de preparo:

Ligar o forno em 180 graus (temperatura média).

Aquecer o azeite de oliva em uma frigideira grande. Refogar a cebola por 5 minutos no fogo médio e em seguida acrescentar a cenoura. Deixar refogar por 5 minutos e adicionar o restante dos legumes (pimentão, tomate, couve flor, brócolis e cogumelos).

Deixar todos os legumes refogando por 8 minutos no fogo médio. Espalhar os legumes de forma uniforme na mesma frigideira grande para que cubram toda a frigideira.

Bater os 6 ovos com um garfo em uma travessa, acrescentar o temperinho, e depois despejar os ovos em cima dos legumes que estão na frigideira.

Botar o queijo ralado por cima.

Colocar a frigideira no forno por 15 minutos. Dar uma olhada e ver se a fritada já está sequinha e dourada, se tiver, tirar do forno e deixar esfriar por 5 minutos antes de servir.

O meu forno aqui é elétrico, mas como o de vocês é provavelmente à gás, dê uma olhada na fritada depois de 10 minutos e veja em que estágio ela está, se estiver molhada deixe por mais 5 minutos e olhe de novo. Aqui em casa levou 15 minutos exatos para estar sequinha.

Aqui um passo a passo em fotos:

 

Delícia de legumes refogando. Como os legumes são refogados em apenas 1 colher e meia de azeite de oliva, esta receita não fica nem um pouco gordurosa.

Na mesma frigideira, despejar os ovos por cima.

“Polvilhar” os ovos com queijo ralado.
Colocar a frigideira no forno em temperatura média, 180 graus.

Depois de apenas 15 minutos no meu forno, fritada prontinha!

O último passo é “desenformar”, apenas despejar a fritada em uma prato.

Esta receita é facílima e não requer muitas habilidades na cozinha.

Serve um casal e um bebê. Nós comemos a fritada como um prato único, então cada um comeu 2 fatias, repetimos e a Bella comeu 1 fatia inteira e ainda sobrou para o almocinho dela no dia seguinte.

Também fica uma delícia com frango grelhado e uma saladinha.

Bom apetite.

A Bella aprova!

1 Comment on Receita: Fritada de forno vegetariana

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *