Fonte: Amy Atlas

Organizar um chá de bebê é sempre um prazer tanto para a grávida quanto para os familiares e amigos que estão ajudando-a a planejar a festa. Há diferença entre o modo como se organiza o chá de bebê aqui no Canadá-Estados Unidos e no Brasil.

No Brasil geralmente é a própria grávida quem decide quando e onde será o chá, ao contrário do Canadá-EUA onde o chá é organizado para a mamãe por familiares ou amigos. A nova mamãe é a convidada de honra e não precisa fazer nada, somente comparecer.

Na minha opinião, o chá ideal seria uma mistura das duas culturas, onde familiares e amigos poderiam ajudar a grávida a organizar tudo mas deixariam ela à vontade para decidir quanto a melhor parte: a decoração e outros detalhes fofos da festa. Vejo por aqui que a grávida não decide nada, tudo é decidido por ela e daí toda a parte gostosa da festa como definir o tema acaba se perdendo, já que o chá poderá ser lindo e fofo, mas não terá necessariamente a cara da nova mamãe.

A britânica Ally Atkins, da famosa Tubs, especializada em chás de bebês, dá muitas dicas interessantes de como organizar um chá de bebê impecável. Imagino que uma festa organizada com as dicas de Ally e incluindo a nova mamãe nos palpites da decoração, seria a fórmula perfeita de sucesso.

  • Quando:

A maioria dos chás acontecem entre a 30 e 37 semana de gestação, geralmente em torno da 35 semana. Depois do chá algumas mães revelam que acham que o chá deveria ter sido feito por volta da 32 semana, para dar tempo de organizar tudo e terminar o enxoval.

  • Qual o horário ideal para o chá?

A expert argumenta que depende do estilo de evento. Se o chá for para o casal, uma reunião à tardinha com um jantar, geralmente funciona melhor para o pai, já que homens se sentem mais à vontade em um evento mais estruturado, diferente do chá de bebê convencional onde o lanche, brincadeiras e presentes acontecem de forma mais informal.

Ally aconselha que o chá de bebê convencional, somente com a mãe e as amigas, aconteça das 2 até às 5 da tarde.

  • Onde:

Ally aconselha que o chá seja organizado na casa de um familiar ou amigo, em um salão de festas ou área reservada de um restaurante. Fazer o chá na casa da grávida poder gerar stress desnecessário e limpeza depois da festa, o que não deveria ser feito pela grávida à beira de dar à luz.

  • Convite:

Como profissional do meio, Ally aconselha o convite a combinar com o tema da festa, e se possível com os cartões de agradecimento.

Um convite impresso é o ideal por ser mais elegante, e tendo sido feito digitalmente, pode ser enviado tanto por email quanto pelo correio. Deve conter informações como email para RSVP e informação sobre a lista de presentes, se existir uma.

  • Tema:

A expert sugere que se tenha cuidado na hora de planejar o tema da festa, para que não acabe saindo brega ao invés de fofo. Na dúvida, ela sugere que se faça um chá no estilo inglês, com o tema bebê “discreto” e em cores pastéis.

Concordo com Ally, o chá de bebê deveria ser informal e delicado e não transformado em mega evento, muitas vezes mais imponente que a festa de primeiro aninho do bebê. Bom senso sempre cai bem.

  • Menu:
 

  A expert sugere comidinhas no estilo chá das 5 inglês: biscoitinhos trabalhados, cupcakes e salgadinhos.
 

  • O bolo: 
 

Ally sugere que o bolo seja escolhido com cuidado, pois na maioria das vezes é a gostosura mais esperada da festa. Uma alternativa ao bolo é uma simples torre de cupcakes, sempre linda e colorida.

  • Decoração:

A expert diz que uma decoração com tema não é necessária. Pode-se decorar o chá somente escolhendo cores que remetam ao sexo do bebe:

Cremes, lilases e prateados para meninas, por exemplo.

Ally sugere o uso de um banner decorado atrás da mesa de doces, o banner em si já dá o toque de decoração ao ambiente.

  • Brincadeiras:

Vou dar a minha singela opinião. Por que enfeiar a nova mamãe?

Justo quando a grávida quer exibir a sua barriga linda e bater muitas fotos bonitas para guardar de lembrança, o costume no Brasil pede (ou pedia, ao menos) que se enfeite a mãe às avessa, ou seja, ela sai da festa mais parecendo uma palhacinha do que uma grávida feliz.

Concordo com as brincadeiras feitas em chás aqui no Canadá e EUA, onde todos brincam mas a grávida sai da festa ainda mais linda e feliz do que quando entrou.

Brincadeira como adivinhar o nome das papinhas, identificar barras de chocolate derretido na fralda (como se fossem cocô de bebê) e adivinhar imagens de ultrasom são mais legais e apropriadas para o meu gosto.

A minha brincadeira favorita é cada convidado ganhar um babeiro branco com caneta para tecido e desenhar ou escrever uma mensagem para o bebê.

Clique neste link para tirarem idéis de brincadeiras interessantes.

  • Lembrancinhas:

Ally explica que não se deve ir a um chá de bebê esperando receber lembrancinhas. Que a nova mamãe não deveria se preocupar com isso, somente se ela tiver condições de comprá-las ou fazê-las.

Eu acho as lembrancinhas um barato, ainda mais no Brasil que somos tão criativos e temos tantos fornecedores maravilhosos para todos os bolsos.

Lembrancinhas comestíveis sempre fazem sucesso e o custo benefício é muito maior.

Fairy Cake Bakery, em São Paulo
Eu sou super fã de cupcakes e acho que sair de uma festa com uma caixinha de cupcake é a melhor coisa do mundo. Acesse o site da Fairy Cake Bakery e se deliciem com os inúmeros sabores que esta confeitaria faz.

  • Lista de presentes:

Tá aí uma coisa chata ao meu ver. Mas vou deixar a minha opinião para um próximo post, vai render assunto.
Ally não opina muito quanto a este tema, acho que fica a cargo da mãe mesmo.

Fonte das demais imagens: The Ultimate Baby Shower

2 Comments on O be-a-bá do chá de bebê

  1. Anonymous
    20/07/2012 at 6:49 pm (5 years ago)

    gostei muito das dicas pois e meu primeiro filho que ta ai quase chegando obrigada

    Reply
    • Anonymous
      20/07/2012 at 6:50 pm (5 years ago)

      obrigado pelas dicas sou mamae de primeira viagem !!almirene

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *