Um dos itens do enxoval do bebê que mais gera polêmica aqui no Canadá e nos  Estados Unidos é o famoso “bumper pad”, aquele acolchoado bonito colocado dentro do berço para evitar que a criança bata nas barras de proteção do mesmo. Bom, esta é a desculpa que nós mães usamos para comprar o acolchoado, pois não acho que o bebê vá se bater não, acho que compramos pela estética mesmo.

Há uma campanha para que o FDA americano (órgao que fiscaliza alimentos, medicamentos e medidas de segurança) desaconselhe o uso do protetor ao redor do berço por causa da síndrome da morte súbita infantil.

Estranho como nunca ouvi grandes comentários ou reportagens sobre esta síndrome no Brasil, por aqui é um assunto que se ouve falar bastante.

Eu confesso que mesmo tendo ouvido falar deste problema eu fui uma das mães de primeira viagem que se rendeu ao acolchoado pois ele dava “aquele” acabamento final no berço. Certo? Errado? Será que temos que dar bola a absolutamente tudo o que vira polêmica?

Conclusão, depois de gastar uma boa quantia no tal acolchoado, a enfermeira que vinha examinar a Bella em casa pediu encarecidamente que eu retirasse o acolchoado imediatamente. Na verdade ela me fez tirá-lo na frente dela, para ter certeza que eu o faria. Alguns bebês se mexem durante à noite, prendem a cabecinha atrás do acolchoado e sufocam. Há também a teoria de que o ar não transita como deveria dentro do berço e por isso a síndrome da morte súbita (em bebês que seriam predispostos ao problema).

Como pessoa bem mandada que sou, aceitei os argumentos da enfermeira e tirei o acolchoado. E não é que o danado tirou toda a graça do berço? Ficou tão pelado! Mas ao menos eu dormia tranquila sabendo que não havia mais perigo dentro do berço.

Hoje eu vejo que o bumper pad não é necessário, o bebê não vai bater nas barras do berço e se machucar, e mais do que isso, é apenas mais uma coisa a ser lavada semanalmente, já que junta muito pó. Eu lavava semanalmente aqui em casa e que trabalho desatar e atar tudo de novo.

Usarei no segundo filho? Não.

Berço da Bella em toda a sua glória!

 O depois:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *